Geografia


Preconceito Racial

Preconceito racial é uma forma de exclusão social, ou seja, as pessoas jugam as demais por causa da sua cor, ou melhor, raça. O preconceito racial atualmente é questionado, visto que a ciência ao decifrar nosso código genético comprovou que as diferenças no DNA entre brancos e negros são efêmeras e praticamente inexistentes. Partindo desse pressuposto, já seria uma ignorância tentar distinguir raças e o pior caracterizá-las e discriminá-las.
O homem de tempos atrás não apresentava tamanho conhecimentos e compreensão sobre o mundo em que vivia. Por isso, achava que de fato a raça negra era inferior e com isso a escravizava. Não só os negros foram vítimas da ignorância humana, mas também outros grupos e etnias como os ciganos, mulheres e judeus. A injustiça social, então passou a excluir cada vez mais grupos desfavorecidos. Esse processo histórico deixou conseqüências nefastas às mais variadas pessoas. 
Estamos agora em pleno século XXI e com mapeamento do nosso código genético decifrado. A ciência nos provou que na verdade não há raças na espécie humana, mas apenas pequenas variações genéticas para que o homem possa se adaptar melhor no meio em que vive. Não é mais pertinente o preconceito racial, já que raças não existem.

Portanto, não existe a raça negra, branca, amarela nem vermelha. O que existe são pequenas variações que são aproveitadas por mentes vesanas para estimular o preconceito étnico. As diferenças étnicas, de crença, religião e cultura, devem ser respeitadas e aceitas em sua essência desde que essas não transcendam os direitos humanos. A peculiaridade de cada povo deve ser entendida e respeitada para que possamos continuar com a riqueza das múltiplas culturas existentes em nosso país e, principalmente, para que o preconceito racial chegue ao fim. Em um país miscigenado como o nosso, temos que entender melhor a explicação da ciência: todos nós temos a mesma essência física nos diferenciamos apenas em questões tênues e inconcebíveis para que haja qualquer discriminação.

Com tudo isso, percebemos que o preconceito é um dos problemas mais graves em todo o mundo, e que as pessoas precisam conhecer melhor as pessoas, indiferente da cor ou raça, sendo branco, preto, índio ou qualquer outro tipo, devemos respeitar e zelar pelo próximo. O preconceito racial perverte essa singularidade das raças e enxerga essas diferenças como algo que separa os indivíduos uns dos outros, com um grupo sendo inferior ao outro.

Kathleen Souza Martins

Preconceituando a Xenofobia

Xenofobia pode ser definida como: medo ou aversão ás coisas ou pessoas estrangeiras. Repare no termo aversão; em um dicionário pesquisei essa palavra e vi seu significado: Sentimento que nos afasta de uma pessoa ou coisa; repugnância; antipatia; ódio; repulsão.
Preconceito é fazer um pré-conceito, redundante, mas deixe-me explicar: todo o conceito que fazemos antes da hora. No caso dos estrangeiros fazemos um julgamento de uma pessoa pelo lugar de onde ela vem, o que nos leva ás vezes a fazer um julgamento precipitado pode ser o medo, (está ai a causa do preconceito ter tanta relaçao com o termo fobia); ás vezes fraquezas de uma pessoa que julga e condena as pessoas )enxerga como uma águia defeito dos outros para pôr uma máscara nos seus); queremos valorizar o que é nosso, fazendo descaso com o que vem de fora(vem a cabeça dessas pessoas aquela frase marcante ''A melhor defesa é o ataque'', que pode até servir, no futebol, os sentimentos...como diz o verbete de dicionário.
A melhor forma de valorizar o que é nosso não é acabando com a imagem, com a vida(é triste, como em alguns casos de grupos xenófobos), com a moral e tudo mais, mas sim vendendo uma boa imagem do nosso para os outros. Será que todo o europeu será taxado de frio e cauculista? Os argentinos são todos arrogantes? O africano e judeus serão sempre discriminados? Os portugueses, porque são taxados de burros? Talves a resposta seja porque a imagem do Brasil é de país do samba e futebol, não que isso seja ruim, mas o nosso país tem muito mais coisas para mostrar para o mundo.

Felipe de Menezes
    Preconceito Contra Idosos

O preconceito contra o idoso está presente nessa sociedade e, com freqüência, é manifestado pela falta de sensibilidade e de solidariedade, numa atitude em que torna depreciativo o destino inevitável de todos nós: sermos testemunhas do tempo.
Envelhecer é o exercício de viver, tanto que nas sociedades orientais é entendido como sabedoria. De forma oposta, no ocidente, é notado pela alteração de algumas funções orgânicas. O próprio adjetivo “velho” nos dicionários figura como: obsoleto, antiquado e gasto pelo uso, mas esquecemos que na linguagem coloquial “meu velho” traduz camaradagem, confiança, amizade e companheirismo – este é o real significado do envelhecimento.
Na sociedade atual, em que o tempo e a velocidade ditam a ordem e a intensidade das relações, o idoso tem seu próprio ritmo, o que não quer dizer que seja menos competente. Existem limitações sim, que são plenamente superadas pela experiência. Ver o idoso como problema é ter uma visão míope do próprio futuro.

Hosana André Silva 

                         Preconceito contra Deficientes Físicos

Hoje os preconceitos contra pessoas deficientes estão em todas as partes do mundo, inclusive do nosso país, nos estacionamentos que nunca a vaga para eles estacionarem e não há pessoas para ajuda-lo a sair do veículo.
Nas repartições públicas nunca tem rampa para cadeirante  e nem uma pessoa para ajudar. As pessoas que tem algum tipo de deficiência física ela sofre de discriminação por parte de nossos líderes políticos que nunca se lembram das promessas que fazem em relação ao seus direitos de ir e vir, mas isso não sai do papel, e a rejeição continua nos transportes públicos que não há lugar para cadeirante.

                                                                    Roberto dos Santos Rodrigues


Intolerância Religiosa

Hoje em dia, o maior exemplo da intolerância religiosa são os conflitos no Oriente Médio. A luta entre judeus e islâmicos, custa dezenas de vidas diariamente. Grupos extremistas no Iraque que matam inocentes cruelmente somente porque são de outra religião.
Hitler não acabou com os judeus... mas tentou, numa terrível demonstração de preconceito não só contra os judeus, mas contra todas as pessoas que não fossem arianas. Mas não é preciso declarar guerra para ser preconceituoso nesse ponto... basta ficar reclamando da religião de alguém que já é preconceituoso.

Raquel dos Santos


O Lesbianismo

Lesbianismo e um termo usado para se referir a lésbicas.
Uma lésbica e uma mulher homossexual, uma mulher que ama outra mulher sentindo desejo sexual por outra mulher.
No século XVI, foi usado pela primeira vez a palavra “lésbica”, pelo escritor francês, o mestre de Brântome, na alusão no lugar onde viveu em Safo, na ilha de Lesbos. Essa ilha foi um importante centro cultural onde viveu a poetisa Safo, entre os séculos VI e VII a.C., muito admirada por seus poemas sobre amor e beleza, em sua maioria dirigidos às mulheres. Foi por essa razão, o relacionamento sexual entre mulheres passou a ser conhecido por lesbianismo.
Mas deve-se manter em mente o fato de que as lésbicas, como outros grupos, ainda são alvo de muita discriminação, mas essa discriminação geralmente começa no lar, depois na escola e posteriormente no trabalho.
Nem todas as lésbicas têm uma ditada aparência e comportamento, conforme dita o estereótipo popular, isto é, não existe uma aparência lésbica e já está ultrapassada a idéia de que todas as lésbicas querem ser homens.
Homofobia é um termo moderno utilizado universalmente para descrever um mal social que afeta muitos todas as pessoas homossexuais, inclusive lésbicas. Literalmente, o termo significa medo de homossexuais. Este medo frequentemente se traduz em agressividade verbal ou ate física em alguns casos. Portanto, a homofobia, assim como o racismo, são comportamentos anti-sociais indesejáveis.
A discriminação de lésbicas e outras pessoas de Minoria Sexual é absolutamente proibida de acordo com a Lei. A própria Carta Magma do Brasil, a Constituição Federal do Brasil, reza explicitamente que todos deverão ser tratados com isonomia perante a lei sem que se faça acepção de pessoas por qualquer motivo ou razão.
Então, os direitos das mulheres lésbicas continuam avançando graças a iniciativas e individuais de lésbicas famosas anônimas, mas ainda em muitas partes do mundo o lesbianismo continua sendo um motivo do escárnio público e até de desigualdade de reprovação por parte das autoridades.

                                                                                                                                  Marcelo Pavão

 
http://maqueicolandia.sites.uol.com.br/citologiasurgimento.html


Tribos Urbanas

 
Não existe nada melhor do que ser jovem. Poder lembrar das tardes que brincava com os coleguinhas de pega-pega ou de bater-bapo; poder olhar para a frente e fazer planos para o "quando eu for pai/mãe"; e ainda poder dizer, "quando eu tiver 60 anos...". Ser jovem é ter uma vida inteira nas mãos.

Há muitos séculos o jovem é visto como rebelde, inconsequente, irresponsável, hoje pesquisas mostram que os jovens possuem ideais e noções amplas sobre o mundo.
Viver em turma... A busca por uma turma é, em geral, um refúgio, é a vontade de agir por si só e se desvincular de seus pais. Inseguros, agressivos e inconstantes, os adolescentes procuram formar uma identidade que lhes satisfaçam. Esta indentidade se dá na segurança que encontram num determinado grupo.Por isso a existencia das tribos urbanas que são grupos de pessoas que falam a mesma língua, possuem os mesmos costumes, em busca do encontro, do proibido, do prazer, de diversão e de um ideal que os façam diferentes.
Só que muitas pessoas têm preconceito com esses grupos de amigos, dizem que eles são ridiculos so porque têm um comportamento que é normal na idade que eles tem.Muitos pais reclamam porque os filhos sao de tribos como os punks, góticos, headbangers, rivetheads, emos, hippies, hip-hoppers, skinheads, otakus, skatistas, playboys, grafiteiros entre outras tribos(que nao sao poucas), mas isso acontece porque os pais nao educaram de forma correta, criaram sem tempo de dialogar e dizer pra eles como o mundo é e o que é certo e errado na vida.
Devemos ajudar quem é dessas tribos com uma única palavra''Jesus Te Ama ''.Por terem passado uma vida familiar um pouco conturbada eles desejam encontrar algo que tome o tempo deles e os faça feliz. Mas a verdadeira felicidade nao está nessas tribos, mas sim em Deus. Nao vai adiantar nos falarmos pra eles mudarem porque nossas palavras seram em vão, quem muda é o Espirito Santo através de nós.Com palavras certas e de sabedoria que Deus nos dá.
Então não vamos descriminar ou rejeitar essas pessoas, mais sim tentar leva-las pra Cristo  !

Jéssica Tavares